segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Passeando por Goiânia

Fizemos um trato: toda vez que viajarmos, deixaremos um livro em algum lugar do Brasil ou até do mundo.Esse final de semana decidi, então, deixar dois. Um no meio do caminho para Goiânia, outro já na cidade.

No caminho, sempre tem a paradinha no bom e velho Jerivá para comer o sensacional Jerê de quatro queijos. Nem deu para escolher muito onde deixar lá dentro, na verdade. A lanchonete estava lotada e quase não havialugar para sentar. Fora a fila enorme na saída para pagar. Achei muito arriscado deixar ali, no meio de todo mundo, alguém iria me reconhecer. Decidi, então, e mais uma vez, deixa no banheiro. Não, dessa vez não foi Drummond, foi Manoel de Barros, já falei dele por aqui.

O banheiro também estava cheio, mas era mais fácil deixar o livro e sair como se nada tivesse acontecido. Deixei, ainda enrolei lavando as mãos, mas não vi ninguém pegando. Comi meu salgado olhando nas mãos de todos que passavam, mas não conseguir ver. Tudo bem, acho que a graça está mesmo no anonimato.

Mas ainda havia um livro. Esse deveria ser escolhido com cuidado.A história é romântica, daquelas que não ficam atrás de nenhuma comédia romântica hollywoodiana: A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo.

No sábado a noite, saí para um bar com o namorado e amigos. Coloquei o livro na bolsa. Meu namorado ainda falou para eu não levar: bar é lugar de gente bêbada e, se alguém achasse, não daria bola ou poderia estragar o livro. Mas alguma coisa me dizia que eu devia levar. Passamos a noite rindo e conversando, nem me lembrei do livro. Na volta para casa, passando ao lado de uns banquinhos no Parque Lago das Rosas, falei: Para o carro! Com certeza meu namorado me achou maluca. Peguei o livro da bolsa, desci correndo e larguei em um dos bancos. Não existe um lugar mais despretensiosamente romântico do que um banco de praça, imagina a alegria de alguém que encontraria aquele livro em sua caminhada matinal de domingo.

Fui para casa e dormi feliz com o final de mais uma de minhas missões clandestinas.


Um comentário: